segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Significado do Nome Ana Luíza


É nome de pelos menos três personagens bíblicas, nas quais duas são destacadas. Uma citada no Antigo Testamento como a mãe do profeta Samuel conhecida por ter o gerado muito idosa após várias tentativas frustradas. Outra mencionada no Novo Testamento como uma profetista vinda de Jerusalém que reconhece o menino Jesus como o Messias.

Ana é um nome muito antigo, foi muito popular durante o Império Bizantino e tornou-se comum entre os cristãos ocidentais por influência da Santa Ana, reverenciada como a mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo.

Luíza é a variante feminina de Luiz uma variante gráfica de Luís, que surgiu através do nome vindo do germânico Chlodovech, Hlodoviko, formado pela junção dos termos hlud, que significa “famoso, ilustre” e wig, que quer dizer “batalha, guerra” e significa “combatente gloriosa, guerreira famosa ou famosa na guerra”.

A versão masculina Luís surgiu a partir da variante germânica Ludwig, que chegou ao latim como Ludovicus e ao francês como Louis, dando origem a Luís. A forma feminina Luísa foi encontrado inicialmente na Inglaterra em 1646 como Luese, tornando-se comum somente por voltar do século XVIII.

Origem do Nome Ana Luíza

Origem: Hebraica, Germânica

Nomes Relacionados

Ana, Ana Beatriz, Ana Vitória, Ana Flávia.

Outras Informações do Nome Ana Luíza

Gênero: nome feminino
O nome Ana Luíza escrito ao contrário: Azíul Ana
BRASÃO DA FAMILIA OLIVEIRA
O sobrenome Oliveira e sua variação Oliva vêm das terras ibéricas e trazem consigo muitas especulações de qual seria sua real origem, uns afirmam que o sobrenome Oliveira vem de cultivadores de oliveiras, que desde a Era Clássica tinha grande influência, pois o azeite de oliva era importantíssimo para as civilizações clássicas, o azeite manteve seu valor durante a Idade Média, por isso a idéia de que cultivadores usassem o sobrenome Oliveira para indicar seu ofício.
Já outra versão diz que os primeiros a usar o nome Oliveira foram judeus convertidos, na tentativa de não criar problemas com a Igreja, na verdade sabe-se que durante a época da inquisição católica, muitos judeus, na península ibérica adotaram nomes de arvores para ser seu sobrenome.

Após a diáspora judaica muitas famílias judias se fixaram na península Ibérica, porém com o cristianismo as famílias continuaram sendo discriminadas, primeiro pelos romanos e depois pelos visigodos, mas quando os mouros dominaram a península as perseguições diminuíram, isso porque a religião islâmica permitia a liberdade de culto de cristãos e judeus, quando a península foi retomada pelos cristãos a tolerância em relação aos judeus se manteve por um período, em Portugal alguns judeus conquistaram lugares de prestigio na vida pública, mas isso desagradou a população cristã, recebendo pressão tanto interna quanto externa, o governo português iniciou efetivamente ações contra o judaísmo em meados do século XV enquanto na Espanha milhares de judeus eram mortos, muitos então foram buscar refugio em Portugal, foi quando o monarca português D. João II instituiu uma taxa aos imigrantes judeus que só poderiam ficar no país por oito meses, caso não partissem seriam vendidos como escravos. O sucessor de D. João II libertou os escravos, porém D. Manuel I decretou a expulsão de todos os judeus de Portugal, só permaneceriam no país aqueles que se convertessem, para evitarem a perseguição dos cristãos velhos os judeus convertidos adotaram apelidos que lhes permitissem uma certa anonimidade, teria Oliveira sido um destes.
ANA LUIZA SANTANA OLIVEIRA FONTES:http://brasaodefamilia.blogspot.com.br/2009/10/brasoes-da-familia-oliveira-e-o-da.html
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/ana-luiza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário