Hoje em dia, posso dizer que estou um PROFESSOR praticamente realizado!!!
Consegui implantar na Rede Estadual de Educação, através da nossa Escola, o Judô e o Jiu-Jitsu. Todos nós sabemos o benefício do judô na formação à criança assim como a UNESCO declarou o Judô como o melhor esporte inicial formativo para crianças e jovens entre 4 e 21 anos e o COI (Comitê Olímpico Internacional) como o esporte mais completo.
Mais se o Judô é tudo isso, porque também trabalhar o Jiu-Jitsu que é tão marginalizado pelos dizeres e por atitudes de pseudos atletas?
O Judô veio do Jiu-Jitsu (Ju Jutsu), onde o Dr. Jigoro Kano (criador do Judô) retirou algumas técnicas mais violentas e criou o Judô. Ao chegar no Brasil pelas mãos de Matsuo Maeda, ou Conde Koma, foi no estado do Pará que a família Gracie desenvolveu as técnicas do Ju Jitsu tornando-o ainda mais eficiente e criando uma nova vertente marcial chamada de Jiu-Jitsu Brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu).
Entendo, como faixa preta de Judô e também de Jiu-Jitsu, que as duas artes marciais devem sempre andar juntas para que o atleta se torne um lutador completo sabendo derrubar, imobilizar e finalizar, além de que trabalha-se sem sombra de dúvidas a defesa pessoal e a educação do físico, além de trabalhar o desenvolvimento do cidadão.
Quero muito agradecer o respaldo a mim designado pela Analista da SRE Divinópolis, Srª Jane, da Inspetora Rosângela e da nossa incansável diretora Cássia Helena. Agradeço também o Secretário de Cultura e Esportes de Divinópolis, Sr. Bernardo Espíndola e sua Diretora de Esportes, Srª. Ana Paula que gentilmente nos cedeu em regime de comodato 34m² de área de tatame e também um agradecimento mais que especial ao Sensei Fabiano Souza, Presidente da Equipe Águia Dourada que doou 30 kimonos para nossas crianças.
Ainda precisamos de mais 30 kimonos e está correndo nas redes sociais uma campanha liderada pelo grande incentivador de causas sociais, Sandro Massa, para conseguirmos com urgência esses outros 30 kimonos. Caso você tenha interesse em estar doando e ajudando uma criança, vá até a Divinópolis Botões (Rua Sergipe, 190 - Centro) e deixe sua ajuda ou entre em contato na Escola pelo telefone 3222-8793.
Por Professor Marcelo Vaz
Bacharel e Licenciado em Educação Física - UIT
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo - FIJ
Mestrando em Treinamento e Gestão Esportiva - UNINI - USA
Faixa Preta de Judô 1º Dan - LMJ
Faixa Preta Lisa de Jiu-Jitsu - FJJE-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário